Decorreu, dia 13 de junho, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma Sessão Solene de homenagem ao Dia de Portugal, iniciativa habitual da Vereadora portuguesa-nata Teresa Bergher.
 
A cerimónia contou com a presença de várias personalidades relevantes da vida política, cultural, diplomática, académica e associativa do Rio de Janeiro, com particular destaque para os Deputados Estaduais Martha Rocha e Luiz Paulo Corrêa da Rocha, para a Magnífica Reitora da UFRJ (Prof. Denise Carvalho), do Presidente do Real Gabinete Português de Leitura (Dr. Francisco Gomes da Costa) e do Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas (Prof. Flávio Martins).
 
No plenário estiveram membros do corpo diplomático e consular, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria, Sr. António Montenegro Fiúza, a Sra. Consul de Portugal no Rio de Janeiro Embaixadora Gabriela Vieira Soares Albergaria, entre outras autoridades.
 
Por ocasião desta solenidade, o Cônsul-Geral Adjunto João Marco de Deus, prestes a terminar o seu mandato de cinco anos, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.
 
Também o Professor Flávio Martins foi homenageado, com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, pelo seu contributo para o reforço dos laços luso-brasileiros e luso-cariocas.
 

Fonte: Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro