Aconteceu na tarde de 27 de maio no restaurante Ernesto, no Rio de Janeiro, o lançamento dos livros do projeto “Cá entre nós: Brasil & Portugal” da Editora Matarazzo. Num clima festivo, os autores, leitores e convidados trocaram autógrafos e impressões sobre os livros. A casa ficou repleta.

“Foi muito bom participar como autor de mais um lançamento da Editora Matarazzo, e melhor ainda ter sido o evento no Rio de Janeiro, no próprio bairro da Lapa, tradicionalíssimo, ao lado de escritores talentosos que abrilhantam a coletânea, numa confraternização inesquecível. Participar do projeto ‘Cá ente nós Brasil e Portugal’ está sendo para mim uma experiência incrível e muito prazerosa. Estou tendo a oportunidade de registrar um pouco sobre a cultura do meu país na coletânea ‘Vamos Falar do Brasil?’ e resgatar fatos históricos da cultura musical de Portugal, esse país maravilhoso, na coletânea ‘Vamos Falar de Portugal II?’ A eternização dos registros em livro é algo que me deixa bastante envaidecido e muito feliz por estar entre autores que conferem às obras um brilhantismo sem igual”, explica o autor Júlio de Araújo.

A cantora carioca Marion Duarte, que participa do volume “Poesias Contemporâneas de Cá e Lá”, ressalta. “Estou muito feliz e honrada em saber que nossas poesias irão para longe… Para além mar… O livro de poesias está muito bonito! É muito importante ter nosso trabalho expandido”.

Na oportunidade, também foram lançados as antologias “Vamos falar da Lapa?” e “Vamos falar do rádio?”, da Editora Matarazzo. “Estou satisfeito em participar do livro sobre o rádio, onde conto um pouco da minha experiência como radialista aqui no Rio de Janeiro. Nunca me imaginei um dia escrever para um livro, e agora através das coletâneas organizadas pela Thais Matarazzo estou tendo esta oportunidade. Fico muito contente e já estou conquistando leitores!”, comemora Josemar Duarte.

O advogado, poeta e compositor Manuel Martins, participante da trilogia das obras do projeto “Cá entre nós: Brasil & Portugal”, nos conta através de seus artigos e poesias sobre a vinda da sua família da cidade do Porto, em Portugal, para o Rio de Janeiro em 1954, e das dificuldades e conquistas vividas. Martins também é o principal responsável pela organização do livro “Vamos falar da Lapa?”.

“A Lapa Carioca acolheu neste 27 de maio mais um memorável Evento Literário da Editora Matarazzo no majestoso prédio do Restaurante Ernesto. Entre as emblemáticas obras dos tempos do Brasil Colônia – os Arcos da Lapa e o Passeio Público – no Centro do Rio de Janeiro, edificados ainda sob a inspiração os Regentes da Coroa Portuguesa! ‘Vamos Falar de Portugal II?’ nos presenteia com as memórias e vivências de portugueses e brasileiros que reconhecem na literatura a forma ideal de manter viva a parte mais nobre das ações humanas, legando às gerações as realizações e conquistas dos nossos pais e amigos!”, nos conta Manuel Martins.

O Mundo Lusíada é um dos parceiros deste projeto, do lado brasileiro, outro parceiro da iniciativa é a Associação Sociocultural Código Simbólico (de Portugal). Os assinantes do Mundo Lusíada podem adquirir um exemplar, escrevendo para assinatura@mundolusiada.com.br, quantidade limitada!

As obras do projeto: “Poesias Contemporâneas de Cá e Lá”, “Vamos falar de Portugal II?” e “Vamos falar do Brasil?” já estão disponíveis no portal da editora: www.editoramatarazzo.com, venda exclusiva.
O próximo lançamento acontecerá no dia 10 de Junho, às 12 horas, no Restaurante Cama & Café S. Paulo, à R. Roberto Simosen, 79, centro histórico da capital paulista.

Fonte: Mundo Lusiada