O Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro apresenta os seus melhores cumprimentos às Instituições, Associações e Casas regionais portuguesas e Luso-brasileiras e informa que no âmbito dos apoios anualmente disponibilizados pelo Estado Português, através da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), para instituições do associativismo, aos quais as mesmas podem concorrer de 1 de outubro a 31 de dezembro, sublinha-se que qualquer associação ou casa regional que queira apresentar um projeto para eventual apoio deve estar previamente credenciada junto da DGACCP. A credenciação é válida por três anos.

De momento, na área de jurisdição deste Consulado-Geral encontram-se regularmente credenciados a Venerável Irmandade de Santíssimo Sacramento, Santo António dos Pobres e Nossa Senhora dos Prazeres e a Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria.

Como tal, apela-se à leitura das informações constantes do Portal das Comunidades Portuguesas, nomeadamente às constantes do link abaixo, especificamente sobre credenciação.

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/apoios/area-cultural-e-movimento-associativo/atribuicao-de-apoios-pela-dgaccp-credenciacao-valida-por-3-anos

Os projetos devem obrigatoriamente ser apresentados junto dos postos consulares, no caso junto deste Consulado Geral, seguindo as premissas e regras abaixo:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/apoios/area-cultural-e-movimento-associativo/faqs-atribuicao-de-apoios-pela-dgaccp

O Consulado-Geral de Portugal aproveita a oportunidade para renovar os protestos da sua mais elevada consideração.