Você sabe qual é a melhor maneira de divulgar seu negócio? Escolher onde apostar as suas fichas é muito importante para que sua estratégia dê certo! Por isso, é preciso conhecer muito bem cada uma das opções!

Muitas vezes, é o sonho de quem possui uma empresa ou marca ver seu produto ou negócio estampado em outdoors, busdoor e pontos de ônibus em centros urbanos, além de aparecer na TV ou estar presente em spots de rádio. Esse tipo de divugação chamamos de marketing tradicional. Enquanto a comunicação que é feita na internet, composta de sites, mídias sociais, blogs, anúncio da rede do Google Ads, entre outros, é conhecida como o marketing digital.

Utilizar ou priorizar qualquer um dos dois tipos de marketing citados acima traz vantagens e desvantagens. Ambos são capazes de atingir públicos distinto além de contarem com custos muito diferentes.

Sabendo que as possibilidades de divulgação são muitas, nesse artigo vamos conhecer melhor as características de como funciona o marketing digital e o marketing offline, para entender quais estratégias se aplicam melhor para a sua empresa e finalmente responder a pergunta: “o que é melhor: marketing digital ou marketing tradicional?”.

 

Quais as diferenças entre o marketing online e o offlline?

 

O marketing tradicional ou offline é utilizado há décadas e conta com práticas de divulgação que não utilizam a internet como meio de divulgação, como:

 

  • propaganda impressa (panfletos, revistas, jornais);
  • mobiliário urbano (outdoor, busdoor, taxidoor etc.);
  • publicidade em TV e rádio;
  • ligação para base de clientes;
  • promoções;
  • eventos;

 

Enquanto o marketing digital ou online é composto por estratégias de divulgação utilizando a internet, como

 

  • sites;
  • blogs;
  • vídeos;
  • mídias sociais;
  • links patrocinados;
  • newsletter;
  • inbound marketing.

 

Um dos principais contrastes entre as estratégias de marketing online e offlline é a maneira de medir o retorno sobre o investimento (ou ROI). Em um planejamento tradicional é possível medir quanto de sua receita está vindo do seu investimento, porém é muito mais difícil de fazê-lo do que no marketing digital. Por exemplo, como medir quantas pessoas compraram o produto por causa de um comercial de TV ou por causa de uma ação de panfletagem? Claro que existem formas que ajudam a medir esse retorno, porém não são simples nem tampouco baratas. Por outro lado, no marketing online, quando as compras são feitas através do site ou de processos de inbound marketing, é possível entender mais facilmente através de ferramentas e relatórios de onde veio cada cliente.

 

O processo de compra

Para entender melhor os consumidores, é preciso também analisar o processo de compra. Antes de tudo, é necessário entender que o esse processo passou e está passando por uma transformação devido a tecnologia.

Atualmente, as pessoas procuram ter muito mais informação sobre o produto ou serviço antes de adquiri-lo, em especial na internet. Os possíveis consumidores pesquisam em sites, blogs, fóruns, mídias sociais e juntam todas essas referências para entender se o tal produto ou serviço será uma boa escolha.

Sabendo que muitas vezes os consumidores acreditam muito mais na opinião de outros consumidores do que somente no que a propaganda promete, é preciso, além de ter um produto bom, com excelente atendimento tanto antes quanto após a compra, também presença nesses meios, não é mesmo?

Assim chegamos a conclusão que o marketing tradicional já não pode mais estar sozinho, certo? Mas será que o advento da internet e dos novos meios de publicidade faz com que o marketing tradicional se torne obssoleto? Vamos continuar investigando a seguir.

 

As vantagens do marketing online

O marketing digital engloba ações de comunicação no ambiente online, compreendendo blogs, sites, redes sociais, e-mail marketing, SMS marketing, mobile entre outros meios digitais. Assim, ganha cada vez mais espaço e conta com várias vantagens, como:

 

Grande alcance

Quando se está online, as barreiras geográficas podem ser quebradas muito mais facilmente, uma vez que expandir e anunciar sua marca fica mais acessível, podendo alcançar penetrações em outras cidades, estados e até mesmo países.

Maior segmentação

Com as campanhas online, é mais viável e fácil criar mensagens diferentes para cada uma das personas do seu negócio.

 

Mais rapidez

As ações digitais possuem resultados instantâneos, uma vez que a internet torna possível a realização de compras em minutos e de qualquer lugar.

 

Estratégia adptável

A possibilidade de mensurar os resultados em tempo real permite a possibilidade de reavaliar a estratégia caso se perceba que a mesma não esteja indo bem e tudo seja ajustado para fazer com que esta dê certo.

 

Possibilidade de viralização

A internet proporciona o compartilhamento de informações de forma rápida e prática entre as pessoas. Se o seu conteúdo chamar atenção das pessoas, o boca a boca pode te ajudar bastante na divulgação.

 

Como utilizar o marketing online?

Vimos as vantagens de utilizar os marketing digital. Vamos entender abaixo que tipo de implementações podem ser feitas no universo online para que sua estratégia seja um sucesso:

 

Investir em um site ou blog

Você compraria um produto ou serviço que você procurou na internet porém não encontrou um site ou alguma referência? Para fazer bonito, o primeiro passo é criar um site bem estruturado. Uma ótima opção para trabalhar com Inbound Marketing também é o desenvolvimento de um blog.

 

Invista em design

Quem não gosta de ver um site ou uma arte bonita e harmônica? Assim, você deve garantir que o parceiro responsável pelo design de suas peças seja um especialista.

 

Qualidade do conteúdo

Para você atrair pessoas, o seu conteúdo precisa ser diferente dos demais e também atraente para a sua persona. É bom saber que o conteúdo deve levar a pessoa a se interessar cada vez mais pelo seu negócio.

 

Crie segmentações

No meio digital, você pode aproveitar para segmentar bem o seu público a fim de potencializar suas ações, entregando conteúdos cada vez mais personalizados.

 

Esteja presente nas mídias sociais

Você sabe que deve estar onde os seus possíveis clientes estão certo? E sua presença nos sites de relacionamento podem te ajudar bastante a estabelecer uma ligação com ele!

 

Abuse na linguagem da internet

Memes, gifs, vídeos, hashtags, músicas e todo tipo de conteúdo que circulam pela web podem ser apropriados para você entrar em contato com a sua persona!

 

Anúncios

Também é importante pensar em canais de anúncios pagos para os seus negócios e destinar uma verba para isso. Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads entre outros são meios a serem explorados.

 

Planejamento de e-mail marketing

O envio de e-mails continua sendo uma ótima estratégia! Por isso contar com um bom plano para campanhas de newsletter pode fazer toda diferença para o seu negócio.

 

As vantagens do marketing offline

O marketing tradicional, como o realizado em TV, rádio, jornais e impressos, por exemplo, é o que a maioria das pessoas ainda conhece. Todas essas estratégias mostram resultados eficazes para as empresas que as utilizam. Abaixo conheça algumas das vantagens que ele taz:

 

Maior visibilidade

O alcance dos meios tradicionais é muito grande. Por isso, quando anunciada nesses meios, sua marca terá grande visibilidade e o aumento do brand awareness.

 

Grande penetração

Ainda existem lugares que a internet não alcança ou que têm dificuldade para conexão com TV. Nessas localidades, meios impressos e rádio podem ser bem efetivos.

 

Público mais velho

Sabemos que os idosos têm cada vez mais penetração no mundo digital, porém a grande maioria ainda acredita ou está mais ligado aos meios convencionais. Por isso, para atingir esse público de forma mais eficaz, é interessante estar presente nesses meios.

 

Ligação com a realidade

A comunicação impressa é tangível e por isso as campanhas feitas nesses meios são consideradas mais reais. É bom lembrar também que o awareness gerado por essas ações fortalecem as marcas.

 

Durabilidade

Com a vantagem de durar mais tempo, o material impresso também pode atingir mais pessoas por um período maior de tempo, como revistas que ficam em salas de espera, flyers, entre outros.

 

Visibilidade na internet

Se uma campanha gerar grande impacto no meio tradicional, através do boca a boca, ela pode ganhar o mundo online, com notícias e redes sociais, por exemplo.

 

Como utilizar o marketing offline?

Muitas vezes, o marketing tradicional é feito com grandes campanhas de empresas de grande porte. Por isso, a percepeção geral é que as campanhas são extremamente caras. Porém, muitas campanhas de menor porte, mas tão efetivas quanto, podem ser feitas por pequenas e médias empresas, alinhando o orçamento disponível com a melhor estratégia.

 

Materiais impressos

Ações feitas através de materiais impressos como flyers e cartazes em locais estratégicos também podem ajudar a divulgar seus negócios, sendo uma campanha tradicional com custo menor.

 

Brindes

Ações feitas com entrega de presentes para clientes, fornecedores, colaboradores e influenciadores podem trazer muitas vantagens para o relacionamento da empresa com esses stakeholders. Afinal, quem não gosta de ganhar um mimo?

 

Foco em meios nichados

Selecionar jornais de bairro e revistas temáticas, por exemplo, podem te ajudar a atingir seu público de forma mais eficaz muitas vezes, em especial se o negócio for nichado ou de bairro.

O que eu devo escolher: offline ou online?

Agora que você já viu quais são as principais vantagens e meios do marketing online e offline, é mais fácil entender o que é melhor para você e com certeza você deve ter chegado a esta conclusão: o ideal é combinar uma campanha que reúna marketing digital e tradicional, escolhendo as melhores táticas de cada plano de acordo com suas necessidades e budget disponíveis.

Assim, o importante é montar um plano 360º, no qual a comunicação seja integrada, fazendo com que seu brand position seja unificado. Além disso, estar presente em diversos meios garante mais credibilidde a sua marca, uma vez que os consumidores, como dissemos nesse artigo, estão sempre pesquisando antes de realizar suas compras.

Dessa forma, é importante lembrar que sua estratégia e a escolha dos meios devem ser fundamentados sobre muita pesquisa e conhecimento de quem é a sua persona, do que ela gosta e onde ela está para que sua campanha tenha sucesso.

 

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