Na quinta-feira passada, dia 30 de Novembro, comemoraram-se os 106 anos da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro com um excelente jantar que teve lugar no Consulado de Portugal do Rio de Janeiro – Palácio São Clemente – Botafogo – RJ.

O evento contou com a presença de inúmeras autoridades, personalidades e outros convidados que compuseram as várias mesas dispostas no salão muito bem decoradas.

Vale destacar a presença dos anfitriões, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Dr. Jaime Leitão e sua esposa, a Embaixatriz Maria Eduarda Grillo, o homenageado da festa Dr. Miguel Setas, Diretor Presidente da EDP do Brasil e sua esposa Dra. Gretha Moreira, o Dr. Ricardo Coelho, Presidente da Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro e sua esposa,  Dra. Creuza Coelho, a Deputada Martha Rocha e seu acompanhante o Sr. Luiz Eduardo Moreira, o Deputado Carlos Antonio Páscoa Gonçalves  e o Dr. Pedro Henrique Mariani.

Prestigiaram a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro com a presença do Dr.  Nuno Rebelo de Souza, Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil,  o Dr. Francisco Gomes da CostaPresidente do Real Gabinete Português de Leitura, Dr. Ângelo Horto, Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Dr. Paulo Fernando Marcondes Ferraz, Presidente da Federação das Câmaras de Comercio Exterior, Prof. Sampaio da Nóvoa, Professor Universitário da UFRJ, Dr. Ricardo Cravo Albin, Presidente da Academia Carioca de Letras, Dra. Lídia Vale, Vice Presidente do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do RJ,  o Dr. José Luis Alquéres, Ex-presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, os arquitetos Sr. Chicô Gouvea e Sra. Andrea Chicharo, Dra. Idalina Gonçalves, da Academia Luso Brasileira, além de outros Diretores e Conselheiros da Câmara, autoridades e personalidades, entre tantos colegas e amigos que ali foram.

Na solenidade foi homenageado como personalidade do ano o Presidente da EDP do Brasil, Miguel Setas, como um dos Melhores CEO`s do País em 2017 e selecionado como um dos 25 líderes mais respeitados no Brasil por especialistas das maiores consultorias internacionais e de algumas das melhores escolas de administração e negócios do mundo.

Contamos também com a presença da fadista Maria Alcina, um dos nomes mais marcantes da emigração portuguesa no Rio de Janeiro. Com uma carreira com mais de 60 anos, representou Portugal além fronteiras, cantando e encantando com sua voz inigualável.

A Banda Lusófona fez sua brilhante apresentação, animou a noite com música brasileira e portuguesa e trouxe uma surpresa para finalizar a noite com o cantor do The Voice Kids, Luiz Ricardo, onde maravilhosamente cantou e encantou o público ali presente.

Presentes no evento, estiveram representantes das empresas apoiadoras do evento: EDP do Brasil, GALP, Pinheiro Neto Advogados, Domingues e Pinho Contadores, TAP Portugal, Grupo AB, Grupo Lusófona, KPMG e Chico Carreiro/ Vinhos Dona Berta.

Ao final do evento, tivemos um sorteio com os vinhos de excelente qualidade da Empresa Chico Carreiro/Vinhos Dona Berta e Brascod que sorteou kits de azeite e bacalhau.

Outro destaque foi o delicioso jantar – ênfase absoluta para o bacalhau espiritual – comandado pela chef de cozinha Genecy de Souza.

A Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro, a mais antiga no mundo, pretende dar continuidade às premissas e objetivos de sua fundação, participando ativamente nas relações comerciais, econômicas e culturais entre Portugal e o Brasil, gerando oportunidades que possam contribuir para o crescimento dos dois países e suas relações.

Parabenizamos a todos os envolvidos na continuidade e fortalecimento da Instituição.

Acesse a galeria de fotos e mais comentários sobre o Jantar de 106 anos da CPCIRJ nos links abaixo:

https://www.annaramalho.com.br/portugal-no-rio/

http://lulacerda.ig.com.br/camara-portuguesa-de-comercio-e-industria-do-rio-jantar-de-aniversario/

Seguem fotos do cantor Luiz Ricardo do The Voice Kids e dos convidados no Jantar da Câmara Portuguesa do RJ:


Sra. Maria Alcina, fadista, Dr. Ricardo Coelho e Deputada Martha Rocha

Prof. Sampaio da Nóvoa, Dra. Creuza Coelho, Dra. Idalina Gonçalves, Dr. Ricardo Cravo Albin e  Dr. Ricardo Coelho

Embaixatriz Maria Eduarda Grillo, o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Dr. Jaime Leitão e o arquiteto Dr. Chicô Gouvea

Dr. Nuno Rebelo de Souza, Dra. Gretha Moreira e Dr. Miguel Setas

Mesa Domingues e Pinho Contadores liderada por Dr. Manuel Domingues e Pinho

Mesa Grupo Lusófona, liderada por Dr. Antonio Fiuza

Mesa Grupo AB, liderada por Dr. Paulo Simões

Mesa Tap Air Portugal, liderada por Dr. Antonio Jorge Ferreira

Mesa Galp, liderada por Dr. Miguel Pereira

Mesa KPMG, liderada por Dr. Bernardo Moreira

Mesa Pinheiro Neto Advogados

Mesa principal com o homenageado da festa Dr. Miguel Setas, Diretor Presidente da EDP do Brasil e os anfitriões o Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Dr. Jaime Leitão e sua esposa, a Embaixatriz Maria Eduarda

A arquiteta Dra. Andrea Chicharo e seu esposo

Dr. Nuno Rebelo de Souza, Embaixatriz Maria Eduarda e Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Dr. Jaime Leitão

Dra. Letícia Pardal e Dr. Antonio Pardal da Lap Advogados acompanhados do Dr. Severino Silva (do escritório Gaia, Silva, Gaede & Associados) e sua esposa Sra. Branca.