Sabemos que o lucro é um ponto muito importante para qualquer empresa, certo? Mas você não consegue chegar até ele sozinho. Para isso, é preciso atingir o consumidor.

E como chegar até alguém sem relacionamento? A grande palavra-chave dos dias atuais do marketing é relacionamento. Essa forma de fazer  marketing surgiu acompanhando a demanda cada vez maior dos consumidores, especialmente em tempos de conexões velozes, informações e interações na palma da mão.

Se você não quer ficar para trás, então acompanhe esse post e saiba como implementar o marketing de relacionamento no seu negócio.

O que é marketing de relacionamento, afinal?

Antes de chegarmos à prática, vamos entender melhor o que chamamos de marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento precisa ser visto como uma estratégia integrada. Ele não é apenas uma ação que visa obter clientes. Sua estrutura envolve construção de marca, fidelização de clientes e até mesmo a criação de autoridade no mercado.

É claro que o grande objetivo dessa ferramenta é conquistar e fidelizar os seus clientes. Mas além disso, é fazer com que eles se tornem os grandes defensores da sua marca. Assim, você ganha mais autoridade e se torna referência no mercado.

Ou seja, você com certeza já percebeu que essa estratégia vai muito além de auxiliar nas vendas. O marketing de relacionamento quer ir além de conseguir novos clientes, ele deve ser desenvolvido para criar fãs fiéis para a marca.

Por isso, se você se interessou pelo marketing de relacionamento, saiba que será necessário esperar resultados de longo e médio prazo, e que eles irão ocorrer de forma progressiva. Uma vez que estes serão obtidos através de uma relação com o cliente, que é construída de forma contínua.

O marketing de relacionamento, como você já deve ter percebido, mais do que ajudar com as vendas, faz com que a empresa consiga se aproximar de seus clientes. Não são só os clientes que saem ganhando com respostas rápidas e mais personalização, a empresa ainda consegue fidelizar seus consumidores, diminuindo o seu custo de aquisição por cliente.

Como aplicar o marketing de relacionamento na sua estratégia?

Se você já entendeu o que é o marketing de relacionamento, com certeza deve estar pensando em como fazer para implementá-lo na sua estratégia. Quer aplicá-lo na prática no dia a dia do seu negócio? Então fique de olho em todas as dicas deste post.

Para começar, você deve saber que não existe uma única “receita de bolo” para conseguir fazer com que o marketing de relacionamento dê certo para o seu negócio. Até porque, cada negócio tem as suas peculiaridades e, por isso, as ações traçadas devem levar o contexto do mercado no qual a empresa está inserido.

Por exemplo, pensando em montar um bom planejamento de marketing de relacionamento, você pode utilizar ferramentas como: marketing digital, inbound marketing e marketing de conteúdo. Além disso, você também pode combinar ações offline e gifting.

Quer saber como começar a embarcar nessa? Com certeza, você já sabe que um dos pontos mais importantes para a sua empresa é conhecer seu público-alvo, não é mesmo?

Mas quando estamos falando de marketing de relacionamento, esse conhecimento precisa ir mais além. Você precisa conseguir sentir o que o seu consumidor sente e saber interpretar suas linguagens. Precisa saber o que ele quer ouvir, além de saber como falar com ele.

Se você estiver se perguntando qual é a melhor forma de fazer isso, a resposta é: construa as buyers personas que estejam ligadas a seu produto ou serviço. Faça isso da forma mais detalhada possível.

Antes de começar, uma boa dica é fazer uma pesquisa com essa audiência.

Agora, separamos abaixo para você algumas dicas que podem ajudar bastante no seu projeto:

Aproveite o e-mail marketing

Você sabia que uma das ferramentas mais poderosas do marketing de relacionamento é o e-mail marketing? Com esse recurso é possível tanto criar uma relação de proximidade, dando felicitações em datas importantes, por exemplo, como trazendo inúmeros conteúdos relevantes que gerem valor para o cliente.

Os e-mails também podem ser utilizados para disparar comunicações sobre campanhas que ajudem a consolidar a marca ou até mesmo para a divulgação de promoções, bônus, descontos ou brindes.

E não se esqueça que também é uma ferramenta com a qual pode-se trabalhar também o pós-venda!

Programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são muito usados por administradoras de cartões de crédito e bancos, por exemplo. Então com certeza, você já se deparou com alguns deles.

Os programas de fidelidade oferecem vantagens aos seus usuários, sejam em formatos de descontos ou de vantagens, caso sigam as regras do programa.

Ou seja, no final todos saem ganhando: a empresa, através de seus clientes que preferem utilizar seus produtos. E os consumidores, que veem vantagens pessoais em utilizar os produtos e serviços da sua empresa em prol das concorrentes.

Social Media

Provavelmente, você segue nas redes sociais algumas empresas que você gosta, se identifica ou até mesmo consome seus produtos e serviços, certo?

As mídias sociais são uma poderosa ferramenta para serem utilizadas na aproximação de empresas e consumidores.

Mas é importante lembrar que é preciso saber utilizar muito bem esses meios. Primeiro, é preciso saber que você não deve somente postar nas redes e deixar o consumidor falando sozinho. É preciso monitorar, entender o que está sendo falado e também entrar na conversa, respondendo quem comenta nas suas páginas ou fala sobre você. Isso é relacionamento.

Então é hora de começar a colocar em prática o marketing de relacionamento na sua empresa. Siga nossas dicas e boa sorte!

 

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