A gente sabe que manter o faturamento durante todo ano é um grande desafio! Mas um bom planejamento pode ajudar a manter a margem de lucro previsível, sabia?

Você já sabe que as datas comemorativas podem ser ótimas oportunidades para impulsionar suas vendas, certo? Aproveitar a sazonalidade dos períodos pode fazer com que a sua empresa lucre mais, caso você consiga utilizar bem essa vantagem.

Por isso, para dar aquela turbinada nas vendas é necessário organização e planejamento prévio, que deve ser feito muito antes das vésperas da data. Além de planejar estoque, logística e compra de insumos, sua empresa precisa estar ligada nos preparativos de promoção e divulgação para atrair o consumidor, certo? Afinal de contas, vários outros locais estarão fazendo ofertas atraentes.

Para não errar nessa hora, faça um bom planejamento das ações que você pretende fazer durante o ano. Continue lendo esse artigo e veja dicas valiosas que podem te ajudar muito a impulsionar as suas vendas.

 

Por que criar um calendário promocional?

Se você ainda tem dúvidas se criar um calendário promocional pode ser uma boa estratégia, confira abaixo as principais vantagens desse processo:

 

  • novas estratégias para abordar consumidores;
  • tempo para a análise de viabilidade das promoções;
  • definição das atividades, como logística e divulgação com tempo hábil;
  • direcionamento das ações de marketing, desde newsletter até os Social Ads;
  • emprego do CRM para enviar ofertas a seus clientes, utilizando seu histórico de compras.

 

Com o seu planejamento facilitado e organizado é muito mais provável que tudo dê certo e que as suas contas se mantenham estáveis durante todo o ano.

Como criar um calendário promocional?

Contar com um plano anual com a previsão de promoções e ações que deseja realizar pode te auxiliar bastante na organização dessas ações. Por isso, anote as dicas abaixo:

 

Conheça seu público

Antes de mais nada, é preciso que você saiba muito bem quem é o seu público-alvo. Por exemplo, reunir alguns dados, como onde ele está, qual é a sua idade, hábitos de consumo e que canais utiliza para se comunicar, fará toda diferença para que suas ações sejam assertivas.

Para te ajudar ainda mais nesse trabalho, o indicado é criar a buyer persona para o seu negócio. Com ela, você consegue enxergar exatamente quem é o seu cliente ideal e o que deve fazer para estar mais perto dele.

 

Escolha o tipo de promoção

Agora que você já conhece muito bem seu público, é hora de escolher que tipo de promoção você vai fazer.Lembre-se que a criatividade é o seu limite, porém não deixe de alinhá-la aos seus objetivos comerciais. Veja abaixo qual tipo de promoção se encaixa melhor para você:

 

Desconto

O grande trunfo do desconto é vender, então ele pode ser usado para diversas finalidades, como: lançamento de produto ou serviço, diminuição do estoque ou aumento das conversões num site.

 

Desconto na compra por atacado

Oferecer um preço especial na compra por atacado também é uma forma de chamar atenção dos consumidores. Porém, é importante lembrar que ao mesmo tempo em que pode parecer ser “menos lucrativo” se considerarmos a unidade, também pode render mais dinheiro e fazer o estoque girar.

 

Promoção progressiva

Esse tipo de promoção aumenta o desconto de acordo com a quantidade de produtos. Por exemplo, 20% de desconto na segunda unidade ou 30% de desconto na terceira unidade. Então, se o seu objetivo é aumentar as vendas, pode ser uma boa escolha.

 

Cupom de desconto

Essa modalidade serve para atrair novos clientes. Você pode fornecer cupons para clientes novos e até mesmo disponibilizar cupons para que seus clientes possam indicar amigos, por exemplo.

 

Defina o mecanismo

Uma etapa importante do planejamento é a definição de como será o mecanismo da promoção. Ele precisa ser claro e direto para que o consumidor não tenha muito trabalho para entender. Por exemplo: “compre 1 e leve 2”, “50% de desconto na segunda unidade”, “compre o produto x e ganhe o brinde y”, “10% de desconto na primeira compra”.

 

Selecione as datas

Escolher as datas é um passo importante nesse processo. É agora que você vai elencar quais serão as comemorações que entrarão em seu calendário anual. E é a partir desse documento que você vai planejar que tipo de mecânica e promoção cada uma delas terá. Abaixo seguem as datas mais comuns para o comércio, porém, além delas, vale você pesquisar quais datas podem ser importantes para o seu negócio, como, por exemplo, o aniversário da sua empresa, ou até mesmo um dia importante para o segmento do seu cliente.

 

  • Carnaval: fantasias e apetrechos podem se dar muito bem nessa data.
  • Páscoa: feriado religioso que pode cair entre março e abril.
  • Dia do Mundial do Consumidor: 15 de março.
  • Dia das Mães: sempre no segundo domingo de maio no Brasil.
  • Dia dos Pais: sempre no segundo domingo de agosto no Brasil.
  • Dia dos Namorados: sempre no dia 12 de junho no Brasil.
  • Dia das Crianças: sempre no dia 12 de outubro no Brasil.
  • Black Friday: acontece no final do mês de novembro
  • Natal: comemorado no dia 25 de dezembro.

 

 

Comunique sua promoção e mãos a obra

Agora que você sabe como é importante ter um calendário anual promocional, você já pode planejar com mais calma e antecedência suas ações para que elas sejam um sucesso e nada escape do seu controle, desde o planejamento de estoque e as definições de mecanismo e tipo de promoção até mesmo a divulgação.

Imagine que no mês de novembro ou até mesmo em outubro você pense em fazer uma Black Friday. Porém, você ainda precisa organizar o estoque, fazer pedidos, aprovar o conceito da campanha, fazer ajustes no site, criar flyers, desenvolver Social Ads e fazer uma campanha com influenciadores digitais. Será mesmo que você vai conseguir ajeitar tudo em cima da hora e ainda ser um sucesso de vendas?

Para que esses e outros imprevistos não ocorram a forma mais segura é ter um calendário promocional organizado e bem estruturado. Dessa forma, você não perde tempo e nem mesmo deixa passar uma data importante por falta de planejamento.

 

 

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