A Embaixada de Portugal no Brasil comemorou quinta-feira à noite o 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades, com uma recepção, em Brasília.

Participaram do evento centenas de convidados, entre membros do governo brasileiro, do legislativo e do judiciário, representantes do corpo diplomático, e integrantes da comunidade portuguesa, residentes na capital federal.

Na ocasião, o embaixador Jorge Cabral proferiu discurso no qual destacou o estreito relacionamento, nas mais diversas vertentes, entre Portugal e o Brasil.

O Dia de Portugal, que se comemora a 10 de Junho, tem este ano os seus atos centrais na Região Autônoma dos Açores e nos Estados Unidos – onde vive numerosa comunidade oriunda de Portugal, sobretudo do arquipélago açoriano -, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa.

No Brasil, diversos eventos estão programados para assinalar o Dia Nacional em várias capitais estaduais, entre elas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte.

Fonte: Portugal Digital