Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Prof. Doutor Joao Ribeiro Lima, Diretor Geral da AJAP, Engº Firmino Cordeiro, Deputado da Assembleia da República de Portugal, Engº Nuno Serra e Prof. Doutor Universitário Filipe Sampaio Rodrigues

A AJAP (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal) em conjunto com a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, realizou no último dia 18 de março, no Hotel Hilton Copacabana, o Debate“Qualidade e Competitividade Agroalimentar”, contribuindo para a reflexão e debate de um tema basilar: promoção dos produtos agroalimentares portugueses.

A abertura do evento contou com a participação do Diretor Geral da AJAP, Engº Firmino Cordeiro, do Consul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Jaime Leitão,do Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro,Sr. Manuel Domingues e Pinho, da Diretora do Sindicato de Bebidas do Rio de Janeiro, Dra. Katia Espírito Santo,do Vogal do Conselho Diretivodo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Prof. Doutor Joao Ribeiro Lima, do Chefe da Unidade Descentralizada de Vigilância Agropecuária Internacional do Porto do Rio de Janeiro, Dr. Helder Coimbra, do Prof. Doutor Universitário Filipe Sampaio Rodrigues, do Deputado da Assembleia da República de Portugal, Engº Nuno Serra e do Ex-secretário da Fazenda e Ex-secretário do Desenvolvimento Econômico, Engº. Julio Bueno.

Todos salientaram a importância das relações comerciais entre Brasil e Portugal e a importância do debate, que contribuiu para a partilha de novas informações e desafios da importação e exportação entre os países.

As temáticas abordadas foram:

• Incentivar as trocas comerciais
  • Contribuir para o surgimento de cadeias de valor
  • Incentivar o estabelecimento de acordos de parceria
  • Dinamizar o processo de internacionalização de empresas do setor agroalimentar
  • Promover o aumento das exportações e o aumento da visibilidade de Portugal.

O debate foi um evento de extrema relevância para o Investimento e a Internacionalização das Empresas do Setor Agroalimentar, numa aposta efetiva na capacidade de inovação dos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais, incrementando a sua capacidade de resposta no mercado global.

Maiores informações: https://www.ajap.pt/index.php

Diretor Geral da AJAP, Engº Firmino Cordeiro

Consul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixador Jaime Leitão

Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Sr. Manuel Domingues e Pinho

Diretora do Sindicato de Bebidas do Rio de Janeiro, Dra. Katia Espírito Santo

Prof. Doutor Universitário Filipe Sampaio Rodrigues

Deputado da Assembleia da República de Portugal, Engº Nuno Serra

Diretor Administrativo da ASAF COMEX, Sr. Gilberto Castro, a Diretora da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e representante exclusiva da marca Vinhos Dona Berta no Brasil, Sra. Marly Galvão

Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro,Sr. Manuel Domingues e Pinho e Diretor Financeiro da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Dr. Jose Matos Nicolau

Diretor Geral da AJAP, Engº Firmino Cordeiro e Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro,Sr. Manuel Domingues e Pinho

Diretor Geral da AICEP, Dr. Fernando Carvalho

Veja mais fotos do evento aqui.

Fonte: Redação