Poucas instituições celebram 112 anos de vida ativa, contínua e útil a uma sociedade. Se há realidade a que se pode aplicar a famosa frase de Shakespeare sobre os sonhos, ela é a associativa. A reunião, num objetivo nobre e ao longo de tanto tempo, apenas poder ser, nas palavras do escritor, “a matéria de que são feitos os sonhos”, tão surpreendente é este caminho de mais de um século.

Muitas pessoas passam pelas instituições em 112 anos. Nesse lapso de tempo, muitos regimes políticos mudam, significativas vontades conjunturais se modificam. Mas as grandes instituições mantêm-se.

Como tive oportunidade de dizer aqui, há um ano, as grandes instituições, ao mesmo tempo que afirmam a tradição e a continuidade, tornando-se pilares da sociedade, também leem o tempo, adiantam respostas e servem de guias no desbravar de novos caminhos.

O último ano foi especialmente rico para a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro nesta tensão criativa entre a tradição e a inovação, rasando a tal matéria de que são feitos os sonhos.

2023 ficou, para a Câmara Portuguesa, marcado pela vinda para o Rio de Janeiro da Web Summit. Toda a Câmara do Rio de Janeiro se uniu nessa missão, especialmente organizando a participação aqui no Rio da StartUp Portugal, organismo do Ministério da Economia português, e de uma vasta representação de start ups que vieram ao Brasil em busca de oportunidades e, em alguns casos, podemos dizer, já o conseguiram.

Mas a necessidade de dar passos em direção ao futuro é, mais que os sonhos que se perseguem, levou a que se criasse um Comité dedicado às Energias. Este grupo de trabalho, que já iniciou os seus trabalhos e tem como foco um dos setores economicamente mais importantes, quer para o Brasil, quer para Portugal, onde importa trilhar caminhos de proximidade e de otimização de conhecimento e de experiência.

Da mesma forma, acaba de ser constituído um segundo Comité centrado na Educação, Inovação e Cultura, que visa aprofundar as relações culturais entre Portugal e o Brasil, promovendo a inovação e a educação.

É assim que fazemos, no quotidiano, a quadratura do círculo, recriando uma instituição centenar para dar respostas aos desafios do momento presente, procurando dar aos nossos associados, e a todos os que nos procuram, as ferramentas para melhor aproveitar as oportunidades para o trabalho num mundo que muda diariamente.

Criada por Manuel de Arriaga, a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é a mais antiga câmara de comércio e indústria de Portugal no Brasil, e é a marca da intensidade das trocas económicas entre Portugal e o Brasil.

Ao longo deste já mais de um século, os princípios norteadores foram os mesmos:

• Valorizar e desenvolver a ligação umbilical entre Portugal e o Brasil;
  • Ligar o Velho ao Novo Mundo, com o que isso tem de oportunidades;
  • Trabalhar eticamente dentro de um sólido quadro de valores;
  • Crescer e progredir: criar riqueza e desenvolvimento para os dois países e os dois povos.

Os tempos são hoje bem diferentes. Os desafios colocam-se em campos novos que modificam, dia-a-dia, os negócios e as relações.

• É o tempo das Novas Tecnologias de Informação;
  • É o tempo das novas formas de finança, com um horizonte que é o da internacionalização e da globalização das trocas financeiras;
  • É o tempo da preocupação ecológica, mas também energética, com o que isso tem de desafiante;
  • É o tempo da troca e do aprofundamento da inovação numa educação e numa formação que seja a base para um aumento de produtividade e de competitividade dos nossos países através da sociedade e das empresas.

São estas as linhas de trabalho que hoje se pedem a uma centenar estrutura como a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, num tempo muito diferente do de Manuel de Arriaga.

E neste mundo complexo de desafios que se colocam às empresas, há uma pessoa que temos de destacar este ano, pelo seu trabalho consistente em prole do que representa a ligação entre Portugal e o Brasil.

O Dr. Jorge Nuno Salgado, é uma figura hoje fundamental para se compreender a forma como estão a evoluir as relações económicas entre o Brasil e Portugal.

Lusodescendente, empenhado no estreitar das relações do Brasil com Portugal, o Dr. Jorge Nuno Salgado, é uma figura da máxima importância no tecido empresarial do Rio de Janeiro, Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama até há poucos dias, encarnando nessa instituição os valores que humanamente reconhecemos.

É, assim, uma imensa honra para a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro dsitinguir o Dr. Jorge Nuno Salgado com a nossa singela, mas sentida, homenagem.

Texto escrito pelo Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza