A Câmara

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é uma associação civil, sem fins lucrativos e de direito privado, voltada para o incremento das relações comerciais, tecnológicas, sociais e culturais entre Portugal e o Rio de Janeiro que visa apoiar a realização de negócios internacionais, aproximando empresas que buscam uma inserção competitiva no cenário global.

Nesse sentido, a CPCI-RJ assume, crescentemente, um papel preponderante no estreitamento das relações econômicas desenvolvidas entre Portugal e o Brasil. Os elementos comuns que aproximam os dois países, sobretudo o idioma, a cultura e a história, favorecem claramente a consecução de novos negócios e a geração de oportunidades promissoras. Some-se, a isso, a localização privilegiada de Portugal, considerado a “porta de entrada” na Europa, o que permite o desenvolvimento de estratégias de internacionalização em relação a toda a União Europeia, em função da existência de um espaço econômico comum.

Estatuto

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica distinta de seus sócios, que em nenhuma hipótese responde individualmente pelas obrigações da entidade ora constituída, a qual é regida pelo estatuto proposto e pelas disposições aplicáveis.

Clique aqui para fazer o download do estatuto em PDF.

Palavra do Presidente

Neste século de globalização, de transformações econômicas, políticas e sociais, o Brasil ganha uma posição ascendente na economia mundial e Portugal reavalia o relacionamento com o parceiro de sempre, hoje mais poderoso, mais moderno e exigente.

Na esteira das mudanças que sacodem economias mundo afora, a Câmara Portuguesa do Rio de Janeiro vem ganhando contornos que refletem a diferença do perfil dos negócios atual e do passado.

Assim, como os heróis portugueses da navegação empreenderam viagens espetaculares por mares nunca dantes navegados, colocando Portugal na liderança dos descobrimentos, hoje urge que os portugueses naveguem nos mesmos mares antes navegados, mas com novas marés.

Neste contexto, as Relações Luso-Brasileiras encontram eco nos projetos atuais e futuros da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, sendo a conhecida frase do nosso Fernando Pessoa que melhor a caracteriza, “a minha pátria é a língua portuguesa”. Sendo assim, tomando como base tal premissa, pretendemos produzir e traçar desígnios comuns, uma plataforma de cooperação de modernização do que é o Novo Portugal, um Portugal Moderno que clama por uma inserção competitiva no cenário mundial, junto a um Brasil mais competitivo, mais poderoso e com um destaque enorme no crescimento global.

Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro